São Pedro Apóstolo

Retiro e acampamento da Trilha Franciscana um encontro com a Criação

Escrito em 02/10/2023
MARCELO TADEU

Nos dias 23 e 24 de setembro, o grupo da Trilha Franciscana de Pato Branco se reuniu para o seu primeiro retiro em formato de acampamento com uma temática muito especial: o Justiça, Paz e Integridade da Criação. O evento foi organizado por mais de 20 pessoas de Pato Branco, que com carinho, dedicação e meses de preparação pensaram em cada detalhe para receber os mais de 50 participantes. O acampamento contou com a presença de Frei Gabriel Alves, coordenador da Trilha, Frei Marcelo Tadeu e foi Animador Provincial JPIC, Frei Marx Rodrigues. O retiro ocorreu no morro do divisor em Jupiá (SC), onde os participantes fizeram do local a sua morada, o seu templo, o seu claustro e a sua fraternidade.

Após montarem as barracas e serem acolhidos, o grupo subiu o monte, que é um local de oração e encontro com Deus. Frei Marx conduziu todos para louvarem a criação como forma de fraternidade e à compreensão do evangelho como um modo de conversão, transformação e de vida. Todos puderam, assim, iniciar a contemplação da bondade de Deus manifestada em suas criaturas.

Para encerrar essa primeira parte do retiro, foi realizado um momento emocionante chamado de “encantamento”, onde cada participante teve a oportunidade de recordar seus falecidos, pessoas importantes das quais sentiam falta e gostariam que estivessem ali, junto com eles, na eternidade.

Ao descerem do monte e após o jantar, os trilheiros conduzidos por Frei Marx puderam ter um encontro com o Senhor e com São Francisco por meio de uma reflexão sobre a partilha do pão e o encontro com o leproso. Nesse momento, tiveram a oportunidade de refletir sobre a espiritualidade do encontro e como se deixar moldar e transformar pelo evangelho, como São Francisco, como um barro nas mãos do Senhor.

No dia seguinte, às 5h da manhã, novamente os trilheiros subiram o monte para mais uma oração a Deus pela fraternidade universal e iniciaram contemplando o nascer do irmão sol. Frei Marx transformou o monte em um grande local de oração e gratidão por todas as criaturas, ao explicar e rezar o cântico das criaturas e, posteriormente, com o Cântico de Daniel, conduziu todos a louvá-las.

“São João Paulo II reuniu em Assis todos os líderes inspirados por São Francisco e fez todos rezarem pela Paz. Nessa ocasião, o Papa falou: ‘Francisco, o mundo tem saudades de você’.” Disse Frei Marx

Encerrado esse momento, os trilheiros foram se abastecer no café da manhã e depois partiram para uma trilha pela mata. Nesse momento, ocorreram diversos encontros com a criação e meditação da espiritualidade Franciscana. Frei Marx levou as crianças a pensarem sobre a cadeia alimentar e a relação e o cuidado de todos com a Casa Comum.

Ao descerem desse momento, foi feita uma partilha em grupos sobre o acampamento, onde diversos participantes puderam refletir sobre a experiência de estar em contato com Deus pela espiritualidade Franciscana e pela relação com a Criação. E ainda deixaram mais uma boa marca na família que acolheu o acampamento, com o plantio de um pé de Oliveira e outras árvores.

“Eu vivenciei no acampamento, parte da espiritualidade franciscana. Me emocionei muito com as atividades e falas dos freis, sorri muito, chorei muito e tenho certeza de que isso foi um fortalecimento para minha alma, para a minha fé. Me chamou muita atenção também o nascer do sol, Deus permite para a gente, nos presenteia todo dia, mas lá com o grupo franciscano cantando o louvor é falando sobre São Francisco e sobre Deus, sobre Jesus e vendo ali na nossa cara, aquele sol maravilhoso nascer. Foi incrível para mim, me tocou profundamente e eu fiquei mais ainda apaixonada pela espiritualidade franciscana e a minha gratidão a Deus aumentou imensamente, então só tem a crescer muito a essa experiência”. Kelly Mezzomo.

O almoço e a Santa Missa encerraram esse grande momento de encontro e cuidado com a Criação e a Casa Comum. Durante a celebração, presidida por Frei Gabriel Alves, foram feitos agradecimentos a toda a organização do acampamento e à família que os acolheu, assim como a Frei Marx, que retribuiu agradecendo a oportunidade de partilhar sua vida e a espiritualidade franciscana.

Sobre a Trilha Franciscana de Pato Branco

A Trilha Franciscana é um movimento iniciado por frades, voluntários e acolhidos da Missão SOS Vida a partir de uma caminhada ocorrida em 2021 em  homenagem ao Frei Nelson Rabelo. Mensalmente, a Trilha pessoas de todas as idades para caminhar por Pato Branco e região levando a espiritualidade Franciscana, a oração, a devoção e o cuidado com a Casa Comum.