São Pedro Apóstolo

Pastoral da Criança capacitada e pronta para o combate contra desnutrição infantil.

Escrito em 26/02/2023
MARCELO TADEU

A coordenação diocesana da Pastoral da Criança de Palmas e Francisco Beltrão participou de uma capacitação para o acompanhamento nutricional de crianças e bebês na Paróquia São Pedro Apóstolo.

Para bem realizar a sua missão de do acompanhamento nutricional, prevenindo a desnutrição infantil, a Pastoral da Criança capacita as suas líderes voluntárias a pesar e medir a altura das crianças e bebês. Para obter o peso com maior precisão utiliza-se uma balança regulada pelo Inmetro e recomenda-se que elas (crianças e bebês) estejam utilizando o mínimo de roupas ou adereços possíveis. Já para mensurar a altura é utilizado um aparelho chamado estadiômetro, tomando o cuidado para medi-las deitadas até os dois anos de idade e em pé após essa idade.

Após pesar e medir as crianças, os dados coletados são inseridos em um aplicativo que faz os cálculos e mostra o estado nutricional de cada uma delas. Além da mensuração é compartilhado com a mãe ou responsável da criança uma cartela com orientações sobre alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física.

“É imensa a alegria de colaborar para que crianças e gestantes tenham vida em abundância através das visitas domiciliares e a Celebração da Vida, juntamente com o Acompanhamento Nutricional.

Cleide Brescovit coordenadora da pastoral da Criança da Paróquia São Pedro Apóstolo, afirma que se sente alegre e agradecida por participar dessa pastoral.

“É imensa a alegria de colaborar para que crianças e gestantes tenham vida em abundância através das visitas domiciliares e a Celebração da Vida, juntamente com o Acompanhamento Nutricional.

Gratidão”.

A Pastoral da Criança foi fundada

em 1983 e desde a sua fundação prepara seus líderes para atuar na prevenção da desnutrição e da obesidade infantil. Atualmente, com a ação do Acompanhamento Nutricional, é possível, de maneira mais precisa, determinar o diagnóstico nutricional das crianças, através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que relaciona peso, altura e idade. A partir deste diagnóstico, os voluntários podem intensificar as orientações aos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para unidade básica de saúde, quando necessário