São Pedro Apóstolo

Semear, aquecer o coração e agradecer, a missa de envio de Frei Jonas Ribeiro da Silva

Escrito em 23/01/2023
palavra

No sábado (21) aconteceu na paróquia São Pedro Apóstolo a missa de envio de Frei Jonas Ribeiro da Silva que foi transferido da Fraternidade de Pato Branco (PR) para o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). A celebração, presidida por frei Gabriel Alves, guardião da fraternidade, teve a presença do pároco, Frei Evandro Balestrin, Frei Marcelo Tadeu, em Ano Missionário, Frei Manoel e Frei Pio, Estudantes de filosofia que fazem estágio na paróquia, foi fortemente marcada pelas dimensões vocacional e fraterna.

Ao comentar o evangelho dominical, durante a homilia, Frei Jonas, fez um paralelo entre a Jesus Cristo e a vida religiosa. O frade falou da maneira como a segunda foi inspirada pelo Senhor, com seus atos e sentimentos para ser concebida e elaborar os seus votos.

“Jesus foi transferido do lugar em que estava. Por causa do seu desprendimento, da obediência da vontade do Pai ele conseguiu espalhar a semente do amor, do perdão e da misericórdia. E a nossa vida, nós religiosos, nós nos pautamos na vida de Jesus. Somos pobres, porque Jesus se fez pobre, somos castos, porque Jesus se fez casto, somos obedientes, porque Jesus se fez e se faz obediente”. Comentou Frei Jonas

O frade também partilhou a sua experiência, a sua primeira transferência após findada a formação inicial para Pato Branco, ele falou da sua missão enquanto frade na fraternidade e na paróquia. Para isso utilizou a relação com o tempo e a parábola do semeador que semeia, mas nem sempre colhe os frutos.

“Por Jesus eu fui enviado a terra de Pato Branco, não sabia o tempo, não sabia a hora, mas sabia que um dia eu seria enviado para outra missão. Para nós no tempo cronológico, um ano pode ter sido pouco, mas para o tempo de Deus foi o tempo necessário para que a semente fosse lançada”. Concluiu frei Jonas.

Homenagens e a benção de envio

Erides Motta, coordenadora dos leitores, da matriz, leu uma homenagem em nome de suas pastorais e movimentos, ao frei agradecendo a doação da sua vida, o serviço ao longo do ano e o enviando à missão. Nesta homenagem foi pedido ao frei Jonas ter sempre como exemplo São Francisco de Assis e os seus ensinamentos sobre fraternidade, disponibilidade, humildade e alegria.

“São Francisco em vida fez a experiência de ser conduzido pelo senhor que o levou entre os irmãos excluídos do seu tempo Nossa comunidade Paroquial lhe deseja Frei Jonas Que Deus sempre o conduza ele conceda os dons necessários para viver com alegria na nova Fraternidade o amor fraterno vamos começar a servir a Deus meus irmãos porque até agora pouco ou Nada fizemos o tempo que passamos em sua companhia foi breve mas pode ter certeza foi muito valioso por isso em nome das pastorais movimentos e paroquianos queremos prestar ele Nossa homenagem vai irmão lá em Guaratinguetá anunciará Jesus Cristo e o seu evangelho”. Disse Eurides

Frei Gabriel Alves em suas palavras comentou sobre o coração aquecido com a vinda do confrade e a intensidade da vida fraterna experimentada em 2022. Também ressaltou a oportunidade dada a cidade conhecer a vocação do irmão Franciscano, já que apenas conhecia o serviço sacerdotal.

“O frei Jonas vive a vocação mais básica vocação primeira, a vocação mais essencial que todos nós religiosos vivemos. E aí durante esse ano que o frei Jonas caminhou conosco foi justamente essa vocação, essa dimensão que ele nos ajudou a aprofundar, nos ajudou a refletir que é dimensão irmão.  De um modo geral, o sacerdote ele tem a função de ser pai, o irmão é aquele que caminha junto é aquele que caminha ao lado, que não tá acima nem abaixo, que nenhum momento se coloca a frente nem atrás, o irmão é aquele que caminha junto que a gente cai, de vez em quando, nas trilhas da vida”.

O frade também mencionou a vida fraterna neste ano de caminhada em Pato Branco. A intensidade das experiências, vivenciadas que aqueceram e marcaram o coração da fraternidade e do Frei Jonas.

“Foi apenas um ano de caminhada juntos, mas foi um ano bastante intenso. Se nós colocarmos na ponta do lápis tudo aquilo que nós vivemos como Fraternidade, como comunidade, ao longo desse ano vão dar muitas páginas para contar aquilo. E, certamente, tudo isso que nós vivemos vai ficar gravado nas páginas do nosso coração e do seu com toda a certeza. Para onde você vai, o coração dessas pessoas já está aquecendo como o nosso, quando ficamos sabendo da sua chegada.” Disse frei Gabriel

Ao final da celebração, a convite do guardião a fraternidade e a mãe de Frei Jonas, dona Lúcia Helena, deram a benção de envio a ele. Nesta bênção foi pedida a intercessão de Frei Galvão, santo que dá nome ao Santuário para onde ele foi transferido e que viverá a sua vocação franciscana.

Frei Jonas Ribeiro da Silva, é natural de Cruzeiro, (SP), vestiu o hábito Franciscano no dia 15 de janeiro de 2016, fez a sua primeira profissão em 05 de janeiro de 2017 e a sua profissão solene em 13 de novembro de 2021. Tendo recebido sua primeira transferência em 2022 para Pato Branco finaliza a sua caminhada na cidade e segue para o Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP), onde servirá a fraternidade no atendimento aos romeiros e auxiliará na comunicação do Santuário.

Texto: Frei Marcelo Tadeu, ofm – PascomPSP
Fotos: Cristiel Balbinot – PascomPSP