São Pedro Apóstolo

200 anos da Independência do Brasil: considerar o passado, para construir o futuro!

Escrito em 07/09/2022
palavra

O Brasil alcançou a sua emancipação política, o que o tornou uma nação independente de Portugal no dia  07 de setembro de 1822. Esse acontecimento gerou efeitos positivos para a cultura e a identidade nacional. Entretanto, desde esse período, havia a desigualdade social e o preconceito contra determinadas etnias. Precisamos fazer uma reflexão sobre as lições obtidas nesses 200 anos da Independência do Brasil. Assim, teremos os meios para fazer da nossa nação, um país com futuro mais próspero.

A data comemorada hoje é um dos fatos mais importantes da história do Brasil. Mas como está o país hoje? Há motivos para comemoração? Para a historiadora Magda Maria Ricci, a independência daquela época tentou construir a pátria Brasil, o que ainda hoje é o objetivo dos brasileiros: “Naquela época, tentou-se construir uma identidade nacional, uma pátria. Atualmente, os brasileiros têm ido às ruas em busca de uma pátria melhor. Um ponto importante a ressaltar é a identidade nacional, uma das maiores riquezas do nosso país. É impressionante que um país como o nosso, com essa diversidade enorme, tenha essa identidade comum. O povo brasileiro tem lutado e buscado esse objetivo em comum.”.

Apesar da crise que o Brasil vive hoje, o cientista político e economista Maurício Cardoso afirma que as perspectivas para o futuro do país são positivas: “Toda crise faz parte de um processo de adaptação e se torna um desafio para os governos, que precisam oferecer respostas cabíveis a esta transformação. Há um consenso entre os analistas hoje, que enxergam essas crises como comuns, passageiras, que levam os países a refletir e muitas vezes melhorar, pois detectam onde está o erro. É isso que se espera do Brasil, pois a crise que o país vive hoje é especialmente uma crise entre os três poderes, principalmente entre o executivo e o judiciário.”.

O 7 de setembro é a comemoração da soberania de um país, da identidade de uma nação. O Brasil mostra para o mundo uma maturidade muito grande em relação a isso. Deve ser um momento de reflexão para os governantes e para os brasileiros. Que as lições da história da Independência do Brasil, sirvam para tirarmos algum ensinamento, para que possamos corrigir nossos atos posteriormente.

Como grande nação autônoma que somos, construímos uma identidade alegre, forte, vibrante e lutadora. Conquistamos nossa democracia, resistimos por diversas vezes, gritamos, acreditamos, cometemos erros, e enfim; conquistamos a sonhada liberdade!

Que Deus abençoe o   Brasil. Que Nossa Senhora o proteja. Ótimo Dia da Independência do Brasil para todos nós!

Por Rosemary de Ross Debastiani. Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.