São Pedro Apóstolo

Momento de festa para a OFS Frei Galvão de Pato Branco com a acolhida da Relíquia de São Francisco de Assis

Escrito em 02/09/2022
MARCELO TADEU

A Ordem Franciscana Secular (OFS) Frei Galvão de Pato Branco festejou a acolhida da relíquia de São Francisco de Assis, em comemoração ao jubileu de 800 anos de sua fundação, completados em 2021, e de quatro novos membros que fizeram a sua profissão definitiva na respectiva Ordem.

Sobre a acolhida da Relíquia

Organizada pela OFS Frei Galvão, a peregrinação da Relíquia, e da Imagem de São Francisco pela cidade teve um itinerário especial. No primeiro dia (30), a fraternidade a recebeu em União da Vitória e trouxe para a Celebração das 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo, onde ela permaneceu exposta para a veneração do povo de Deus e passando a noite na casa paroquial. No dia seguinte (31) foi levada para a missa das 7h permanecendo até as 9h, quando seguiu para a casa dos irmãos do Serviço de Enfermos e Idosos – SEI, local em que são acolhidos membros da Ordem e para o Lar dos Idosos São Francisco de Assis. Na sequência foi acolhida pela Capela São Francisco, no bairro Bortot, e na unidade prisional, indo até a Missão SOS Vida e, depois, às 17h, para as Irmãs Passionistas no Mosteiro Nossa Senhora de Fátima, retornando à Matriz para a celebração eucarística das 19h30, onde aconteceu a profissão definitiva de quatro irmãs na Fraternidade. Findada a celebração, o oratório com a Relíquia e a Imagem permaneceu exposto para a veneração dos fiéis e foram levadas para o Convento das Irmãs Franciscanas da Beata Angelina. No dia seguinte (01), último dia da presença deles na cidade, houve uma oração e a despedida Oratório contendo a Imagem e Relíquia, quando ela partiu em peregrinação para a Fraternidade Franciscana, em Guaraniaçu.

Celebração e acolhida dos quatro membros definitivos da OFS

Na celebração eucarística do dia 31 a família franciscana de Pato Branco e o povo de Deus se reuniu para acolher quatro novos membros que fizeram a sua profissão definitiva na Ordem Franciscana Secular Frei Galvão. Frei Gabriel Alves, guardião da Fraternidade presidiu a celebração e falou sobre a relação do evangelho do dia com a vida de São Francisco de Assis e da OFS, no sentido de que ele viveu um amor que contagia e inspira.

“Jesus que viveu unicamente para contagiar corações pelo amor e esse mesmo amor contagiou inúmeros homens e mulheres ao longo da história. Alguém que que se deixou contagiar e ainda hoje salta aos nossos olhos é o nosso querido Francisco de Assis. Ele foi convertido nesse grande sinal vivo do amor que jorra do evangelho e que viveu de modo tão profundo e verdadeiro foi capaz de incendiar também inúmeros outros corações casal Luquésio e Bonadonna primeiro casal que dão origem a OFS, centenas e milhares de homens e mulheres que viram nesse exemplo algo de bom belo e bonito e grandioso que deve ser vivido”, afirmou Frei Gabriel.

Após a homília deu-se início a acolhida e dos novos membros da Ordem Jussara Santeri, Jacilda Santeri, Sandra Pedotti Albani, Marli Teresinha Jacob Ravazio, que fizeram a sua profissão definitiva e foram recebidas pela fraternidade, pela família franciscana e pelo povo que se fazia presente.

Sobre a relíquia

A relíquia é o fragmento de um osso de são Francisco de Assis. O relicário tem a inscrição “ex cineribus corporis”, (das cinzas do corpo), citação do livro de Gênesis, 3, 19: “lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. Junto com ela foi acolhida também uma imagem do santo e uma capelinha de madeira rústica. A imagem foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália.

Sobre a Ordem Franciscana Secular

Com o nome de Ordem Terceira, a OFS foi fundada por São Francisco, destinada aos leigos e às famílias que desejavam e desejam seguir São Francisco e a sua espiritualidade de ser menor, ser humilde, querer sempre a paz entre todos, levar a esperança e a alegria de seguir a Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado.

As Fraternidades se reúnem mensalmente no Encontro Fraterno, momento de espiritualidade, de oração e estudo, de alegria e confraternização entre seus membros. Em Pato Branco dentre as suas atividades a OFS organiza a celebração em Honra a Frei Galvão todo dia 25 do mês, na gruta dedicada ao santo e confecciona as suas Pílulas, que podem ser retiradas gratuitamente na secretaria da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Para ter mais informações sobre a Ordem Franciscana Secular procure algum de seus membros ou acesse o seu site da OFS: https://www.ofs.org.br/.